O Agilometer

Você já ouviu falar sobre Agilometer? Se você trabalha com métodos ou frameworks ágeis talvez já conheça ou tenha ouvido falar mas se já estudo o método Prince2 Agile®, com certeza conhece o Agilometer.

Agilometer é uma das 5 áreas de foco do método Prince2 Agile®, e é utilizado para avaliar o ambiente ágil do projeto e fazer os ajustes e tomar ações que sejam pertinentes a tornar o ambiente saudável na condução do projeto de forma ágil.

O Agilometer também pode ser visto como uma valiosa e vantajosa ferramenta na avaliação durante um pré projeto, como descreve o Prince2 Agile® no processo Initiating a Project (IP) ou numa fase inicial de um um outro método ou framework. Dependendo do resultado da avaliação, a utilização do Ágil não seja a forma mais adequada para a condução do projeto, e forçando a utilização poderá estar gerando um caos no projeto. Pode ser que seja mais adequado utilizar uma versão tradicional ou híbrida, como é o Prince2 Agile®.

A utilização do Agilometer dever ser no início do projeto ou pré projeto e também ao longo do projeto, para que as seis áreas do Agilometer sejam monitoradas e as ações sejam tomadas em caso surja alguma área de risco.

Também auxiliará o Gerente de Projeto a responder a questão: “quanto ágil podemos ser no projeto?”

Na figura abaixo consta o Agilometer traduzida para o português e que a sua versão original consta no Manual oficial do Prince2 Agile® no capítulo 24 na página 214.

Figura 1 – Agilometer – adaptado do Manual Prince2 Agile® para o português.

Após a utilização do Agilometer para fazer a avaliação, o próximo passo seria verificar as ações para melhorar o nível em cada uma das 6 áreas do Agilometer. Passando do nível 1 para o 5.

AS ÁREAS DO AGILOMETER

Vejamos abaixo alguns exemplos para cada uma das seis áreas:

Flexibilidade no que é entregue

  • O cliente pode não perceber o por que há necessidade de ser flexível com o que é entregue.

Ações: treinamento e orientações podem ser apropriados.

  • Existem muitos requisitos de projetos que estão como obrigatórios.

Ações: os requisitos podem ser desafiados para avaliar se são realmente de fato prioridade alta.

Nível do Colaboração

  • Manter o time junto e quebrar qualquer tipo de barreira.
  • Investigar as razões pela qual as pessoas estão relutantes em colaborar. Alguma frustração no passado? Intimidado por alguém com poder na organização?

Facilidade de Comunicação

  • Elimine quaisquer lacunas físicas organizando visitas por um dia ou uma semana.
  • Faço uso de vídeo-conferências e planeje fusos horários alternativos.
  • Co-localize as equipes.
  • aperfeiçoar o uso de soluções táteis e de baixa tecnologia na apresentação das informações.

Capacidade de trabalhar de forma iterativa e integrar incrementalmente

  • Desafiar o time do projeto a pensar em entregas parciais e que serão de uso e úteis de alguma forma para o cliente.
  • O que poderia fazer parte da primeira release?
  • Tentar calcular o valor da entrega algo mais cedo.

Condições ambientais vantajosas

  • Novas ferramentas ajudariam? Você pode fazer mais para proteger a equipe de distúrbios externos? Treinamento ajudaria?
  • Os comerciais podem ser ajustados para serem alinharem mais com a maneira ágil de trabalhar?
  • Os terceiros precisam de conscientização sobre a seu papel no projeto utilizando ágil?
  • Você pode usufruir da experiência de outras pessoas?

Aceitação de Ágil

  • Treinamento ajudaria? Uma abordagem de workshop informal superaria o linguajar?
  • Você pode auxiliar pessoas com informações úteis sobre seus conhecimentos e experiência sobre agilidade?
  • Você pode engajar pessoas chaves para ajudar a explicar agilidade para as principais partes interessadas?
  • Deixar claro para as principais partes interessadas quais os principais benefícios para eles.

DEFINIÇÃO DAS ÁREAS DO AGILOMETER NO NÍVEL 5

Flexibilidade no que é entregue

As partes interessadas estão muito confortáveis com o fato de que a mudança é inevitável e precisa acontecer para convergir em um produto preciso. Eles também estão muito confortáveis com o papel que precisam priorizar o trabalho, e eles entendem que o escopo do trabalho e os critérios de qualidade são sendo flexionado para proteger o nível de qualidade e o prazo para o que está sendo entregue.

Nível do Colaboração

Há um nível muito alto de colaboração entre todas as partes envolvidas. Isso é tipificado por uma cultura de “somos um time” e excelentes relações de trabalho interna e externamente. Altos níveis de confiança existe e um desejo de ser útil é prevalente.

Facilidade de Comunicação

A comunicação é muito fácil entre todas as partes envolvidas. O ambiente é “rico em comunicação”, onde há muita interação cara a cara, e a informação visual está prontamente disponível em formas como protótipos e modelos. A recuperação de informações também é fácil para referenciar o conhecimento, informações ou dados históricos ou atuais.

Capacidade de trabalhar de forma iterativa e integrar incrementalmente

É muito fácil oferecer benefícios ao cliente através de entregas parciais regulares da versão final de produtos. Também é muito fácil trabalhar de forma iterativa, no sentido de que os produtos e a compreensão podem ser refinados interativamente pela entrega frequente de entregas formais e informais. Há um desejo de aprender experimentar e explorar (e falhar!), bem como um sentimento abrangente de “pensar grande; Comece pequeno”.

Condições ambientais vantajosas

O ambiente geral de trabalho é muito favorável ao trabalho de forma ágil. O pessoal é designado em tempo integral ao seu trabalho; eles são apropriadamente habilidosos; eles possuem plataformas eficientes para trabalhar (por exemplo, ferramentas, comunicações). Estruturas contratuais e conformidade considerações não são consideradas restritivas.

Aceitação de Ágil

Todos os envolvidos de perto estão plenamente cientes dos comportamentos, conceitos e técnicas de trabalho ágil. Eles foram treinados e têm experiência. Eles não são apenas felizes de trabalhar dessa maneira, mas eles preferem e entendem as vantagens que ela traz. Partes interessadas periféricas também estão cientes da necessidade de desempenhar suas funções de maneira “ágil e amigável”.

MAIS SOBRE O AGILOMETER

O Agilometer também pode ter adaptações e se jugar necessário suprimir ou adicionar áreas, também é possível. É flexível.

E caso queira fazer uma mutação do Agilometer para um terminado projeto seja ágil ou não, também pode fazer como uma ferramenta de avaliação. Mas não o chame de Agilometer, de outro nome, do contrário não fará conexão com o que pregará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *