Estimativas em Projetos

Os Projetos podem ter vários elementos, mas nunca deixam de ter um prazo para ser entregue e o orçamento para implementar este projeto. Para se chegar a um prazo de entrega do projeto e determinar o orçamento há necessidade de fazer estimativas.

A forma com que os Projetos são estimados podem levar ao fracasso por não considerar as incertezas que os cercam. A maioria dos projetos são estimados de forma determinística na qual também pode-se dizer que utilizou a técnica de Cálculo Hipotético Universal Tecnicamente Embasado, mais conhecido como CHUTE.

A forma mais eficaz de sair do mundo determinístico, ou seja, sem considerar as incertezas e riscos e migrar para um mundo probabilístico e próximo da realidade, é utilizar a técnica de Simulação de Monte Carlo, que não só considera as oscilações das estimativas mas também considerar os riscos que cercam os projetos, e as análises poderão ser feitas e os tomadores de decisão poderão seguir por um caminho próximo da realidade com menos sustos.

Para utilizar a técnica de Simulação de Monte Carlo será necessário a utilização de um Software específico que que faça essas análises. No mercado há Softwares pagos com muitos recursos, mas também há outro gratuitos que fazem muitas analises e dependendo da necessidade doprojeto, não há necessidade de um investimento de um Software, e utilizar o Software gratuito.

Mas caso você não tenha um Software e nem um computador a mão, é possível fazer estimativas utilizando apenas o conceito estatístico da Curva Normal e ter a tabela de distribuição normal padronizada.

Não se assuste, com a explicação e exemplo que darei nos próximos parágrafos você entenderá bem o conceito e poderá já colocar em prática no seu dia a dia, e depois me diga se deu certo ou não, ok?

Quando uma pessoa lhe pergunta quanto tempo você leva para ir de um lugar para o outro ou quanto tempo você leva para concluir uma atividade específica ou ainda quanto custa um determinado item, a resposta que é dada sem que a pessoa perceba ou que seja leiga no assunto, é que na maioria das vezes ela leva este determinado tempo ou gasta na maioria das vezes o valor informado. No mundo da estatística esse termo se chama mais provável.

Mas no mundo probabilístico essas estimativas podem variar tendo um valor mínimo, ou seja, se tudo ocorrer bem eu levarei ou gastarei x tempo ou dinheiro, ainda o mais provável, como explicado acima, e o máximo, que na pior das hipóteses, quando deu tudo errado, eu levei ou gastei x tempo ou dinheiro.

Para uma melhor compreensão vamos colocar em um exemplo prático.

CENÁRIO

Você irá fazer a pintura da sua casa e chamou um pintor para fazer um orçamento da execução do serviço. O pintor ao examinar os cômodos da casa informou que o custo do serviço seria de R$ 2.800,00 e ainda lhe passou o material necessário.

Você perguntou quanto tempo o pintor levaria para executar toda a pintura e fazer a limpeza do imóvel. O pintor disse que levaria 4 dias. E você ainda o indagou que se o clima ajudasse no tempo de secar a tinta qual seria o melhor prazo, e o pintor respondeu que 2,5 dias. E por último perguntou que se o clima não ajudasse, qual seria o maior prazo, e o pintor disse 6 dias.

De posse dos dados do pintor temos as seguintes informações:

Estimativa otimista: 2,5 dias

Mais provável: 4 dias

Estimativa pessimista: 6 dias

Algumas fórmulas matemáticas são necessárias para os cálculos:

fórmulas matemáticas são necessárias para os cálculos:

PERT = [P + (4xMP) + O]/6

DP = (P – O)/6

K = (T – PERT)/DP

Onde P é a medida Pessimista

Onde MP é a medida Mais Provável

Onde O é a medida Otimista

Onde DP é o Desvio Padrão

Onde PERT vem do inglês como Program Evaluation Review Technique, resumindo seria a estimativa dos três pontos (pessimista, otimista e mais provável).

Onde é o índice da tabela de distribuição normal padronizada, que vemos abaixo.

Tabela 1 – Tabela de Distribuição Normal Padronizada

Realizando os cálculos, achamos:

PERT = 4,08 dias

DP = 0,58 dias

Para o exemplo nós queremos uma margem de confiança de 84%, e consultando a tabela normal padronizada, temos K= 1

Iremos isolar o parâmetro T dafórmula dada, que ficará:

T = PERT + (KxDP)

T = 4,08 + (1×0,58)

T = 4,66 dias

Para uma margem de confiança de 84%, teremos que o tempo para executar a pintura da casa levará 4,66 dias. Transformando para horas daria o total de 44 horas e 7,2 minutos.

Agora se consideramos a estimativa inicial do pintor que foi de 4 dias, a fórmula ficará:

K = (4 – 4,08)/0,58

K = -0,13

Consultando a tabela de de destruição normal padronizada, acharemos para um valor de K= -0,13 uma probabilidade aproximada de 46,02% de concluir dentro do prazo informado.

SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO

Uma forma mais eficiente e profissional de se fazer estimativas em projetos é utilizar a Simulação de Monte Carlo.

Eu tenho um treinamento onde demostro como realizar análises em cenários de projetos em Softwares pagos e gratuitos. Tenho treinamento no formato presencial e online. Para saber mais me mande um mensagem ou e-mail: [email protected]

Vejam alguns vídeos de aplicaçãoda Simulação de Monte Carlo:

ESTIMATIVA DE CUSTO COM SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO

ANÁLISE EM CRONOGRAMAS COM SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *