Gerenciamento de Riscos: utilização da Inteligência Artificial em um projeto de Descomissionamento de Plataforma de Petróleo

Nas últimas duas semanas incluindo o período de carnaval dediquei um tempo a entender como a Inteligência Artificial do ChatGPT funciona e pode agregar nas atividades profissionais.

O contexto escolhido e que foi analisado é um projeto de descomissionamento de plataforma de petróleo.

No teste realizado com o ChatGPT, primeiramente, foi solicitado que gerasse os 20 maiores riscos na área de descomissionamento de plataformas de petróleo adicionando os campos causa, risco, impacto e ação de mitigação. O resultado segue abaixo na Tabela 1.

Tabela 1 – Registro de riscos do projeto de descomissionamento de plataforma de petróleo gerado pelo ChatGPT

A área de descomissionamento de plataformas de petróleo é fortemente dependente de órgãos regulamentadores para o desempenho das atividades de descomissionamento, então buscou-se segmentar nos 20 maiores riscos no âmbito dos órgãos regulamentadores, como IBAMA, ANP e Marinha, e o resultado está ilustrado na Tabela 2.

Tabela 2 – Registro de riscos em um projeto de descomissionamento de plataforma de petróleo na visão de riscos de órgãos regulamentadores – IBAMA, ANP e Marinha – gerado pelo ChatGPT

Com o objetivo de complementar a análise, foi solicitado ao ChatGPT que listasse os 20 maiores riscos para a atividade de campanha de Pullout, ou seja, essa é a atividade que se recolhe as linhas de dutos da plataforma e que estão no leito marinho, onde essa atividade pode ser considerada como uma das principais em projetos de descomissionamento de plataformas de petróleo e quaisquer incertezas ou imprevistos nessa atividade, terá impacto direto no prazo e custo. Na Tabela 3 é apresentado os 20 maiores riscos da atividade de campanha de Pullout, segundo o ChatGPT.

Tabela 3 – Registro de riscos em um projeto de descomissionamento de plataforma de petróleo na visão de riscos de campanha de Pullout gerado pelo ChatGPT

Por fim, foi solicitado que o ChatGPT gerasse mais 20 riscos de maior severidade na atividade de desancoragem da plataforma de petróleo, uma atividade muito significativa para um projeto de descomissionamento de plataforma de petróleo. O resultado do registro de riscos gerado pelo ChatGPT está ilustrado na Tabela 4.

Tabela 4 – Registro de riscos em um projeto de descomissionamento de plataforma de petróleo na visão de riscos de desancoragem gerado pelo ChatGPT

CONCLUSÕES

A Inteligência Artificial veio para causar e se estabelecer e precisamos nos adequar no que novas tecnologias podem agregar em nossas atividades, como o exemplo do ChatGPT no contexto do projeto de Descomissionamento de Plataforma de Petróleo.

Foi evidenciado que para a tarefa de identificação de riscos com os campos causa, risco e impacto agregaram muito na atividade, e adicionalmente, foi solicitado que fosse gerado o campo de ação de mitigação para que a equipe do projeto possa fazer uma reflexão e debater sobre as ações propostas pelo ChatGPT.

No entanto, embora o ChatGPT tenha agregado muito na atividade de gerenciamento de riscos com a proposição de um registro de riscos, nós como humanos e profissionais não podemos confiar cegamente no que o ChatGPT nos gera e precisamos fazer uma análise crítica para saber se faz sentido que foi gerado e debater em equipe eventuais ajustes.

Por fim, a Inteligência Artificial como um meio de auxiliar nas atividades do dia a dia já é uma realidade e precisamos nos atualizar para que não fiquemos ultrapassados, mas com a ressalva do que foi dito anteriormente, com a nossa atribuição de análise crítica e não confiar cegamente no que a Inteligência Artificial diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *