Viagem para Orlando: análise dos riscos com o ChatGPT

Imagine que você deseja viajar par Orlando, no Estados Unidos e irá viajar em grupo. Toda atividade há riscos inerentes, mas nem todos possuem a familiaridade para identificar os riscos e tão pouco as ações de mitigações.

O ChatGPT, Inteligência Artificial da OpenAI, veio para aumentar a produtividade do trabalho, mas não espere que ela irá substituir o seu trabalho. Precisamos ter uma análise crítica dos resultados que é gerado por um comando que damos.

Neste artigo, estamos utilizando um projeto de viagem a cidade de Orlando, na cidade americana do Estados Unidos, onde precisamos identificar os riscos.

Foi utilizado o ChatGPT na versão 4 e usado o seguinte prompt: “Você é o responsável da organização de uma viagem de um grupo de 21 pessoas que sairá do Rio de Janeiro para Orlando, no Estados Unidos. Você precisa listar os 15 riscos de maior severidade desta viagem. Apresente uma tabela com os campos Id, Causa, Risco, impacto e ação de mitigação“.

O resultado dos riscos identificados é apresentado na Tabela 1.

Tabela 1 – Lista de riscos gerado pelo ChatGPT de uma viagem para Orlando

No registro de riscos gerado pelo ChatGPT na Tabela 1 é notado que não foi identificado nenhum risco de visita aos dias de parques, onde as pessoas da viagem ficarão mais tempo na viagem.

Diante disto, foi solicitado ao ChatGPT que listasse mais riscos, porém, que fosse mais específico em dias de parques, com o seguinte prompt: “Poderia me listar no mesmo formato de tabela, mas em riscos em dias de parques?

O resultado dos novos riscos é apresentado na Tabela 2.

Tabela 2 – Lista de riscos gerado pelo ChatGPT específicos para dias de visitas aos parques de Orlando

Para quem já foi a Orlando e frequentou os parques, sabe que dias de parques são cansativos onde uma pessoa anda em média 10KM por parque. E muitas pessoas intercalam dias de parques com dias livres, e nesses dias livres irão fazer compras, ir a mercados, shoppings e restaurantes, e naturalmente, irão transitar por ruas e rodovias e há riscos também nessas atividades.

Buscou-se saber pelo ChatGPT, quais seriam esses riscos e foi utilizado o seguinte prompt: “Para esta viagem de Orlando gere o mesmo formato de tabela para riscos em dias livres onde as pessoas irão transitar por ruas e rodovias e irão frequentar mercados, shoppings e restaurantes“.

Na Tabela 3 é apresentado o resultado.

Tabela 3 – Lista de riscos gerado pelo ChatGPT em dias livres

CONCLUSÕES

O ChatGPT faz aumentar nossa produtividade, mas não podemos confiar cegamente na ferramenta.

Nas Tabelas de registro de riscos geradas pelo ChatGPT algumas ações de mitigações não fazem muito sentido e requerem ajustes.

Os resultados são apresentados e se deve realizar uma análise crítica pela equipe para saber se faz sentido e está coerente. E é recomendado que as pessoas tenham conhecimento sobre o assunto para que não confiem cegamente nos resultados apresentados. O próprio ChatGPT faz a recomendação que se deve analisar as informações geradas.

Mas sem dúvida é uma excelente ferramenta de trabalho e produtividade e agrega muito nas atividades do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *