Churrasco – Análise de Risco

A maioria das pessoas gosta muito de um churrasco, tirando aquelas que são vegetarianas. É difícil você encontrar uma pessoa que não goste ou que já não tenha organizado um churrasco.

Mas como você planeja o seu churrasco? Você pensa nos imprevistos que podem ocorrer no churrasco?

Iremos ver um exemplo de planejamento de um Churrasco com foco na análise de risco, e que poderá ser aplicado para qualquer outro evento como festa de aniversário, chá de fralda e festa de casamento.

O Churrasco

Iremos considerar que o churrasco será realizado em um local aberto durante o dia para 50 convidados para comemoração de um aniversário e o evento foi orçado em R$ 1.750,00.

O escopo do churrasco está demonstrado na EAP – Estrutura Analítica do Projeto – da figura 1.

Figura 1 – EAP do Churrasco

Identificação de Riscos

Há várias técnicas que podem ser utilizadas na identificação dos riscos. Na QSP há um curso de  Seleção de Ferramentas e Técnicas de Risk Assessment que é realizado em quatro dias em São Paulo.

Vejamos alguns riscos que cercam o evento de um Churrasco. Lembrando que a melhor forma de registrar um risco em sua descrição é CAUSA – RISCO – EFEITO.

Tabela 1 – Lista de Riscos

Análise Qualitativa dos Riscos

Após a identificação dos riscos, é necessário definir uma matriz de probabilidade x impacto e definir os critérios de probabilidade e impacto para que a etapa de qualificação dos riscos possa ser realizada.

Utilizaremos a Matriz de Probabilidade x Impacto da figura 2 para a realização da análise.

Figura 2 – Matriz Probabilidade x Impacto

Tabela 2 – Critérios de Probabilidade e Impacto

Após a criação da Matriz de Probabilidade x Impacto e definidos os critérios de probabilidade e impacto, poderemos qualificar os riscos de acordo com esses critérios, onde na tabela 3 P é a probabilidade, I é o impacto e VME é o valor monetário esperado.

Tabela 3 – Análise Qualitativa dos Riscos

Após a realização da análise qualitativa dos riscos, é necessário ser definido o apetite ao risco que estamos dispostos a ocorrer. No exemplo deste churrasco, os riscos na área vermelha e aqueles classificados com impacto muito alto, seguirão para a análise quantitativa, e os demais riscos ficarão em uma lista de observação.

Na tabela abaixo demonstra a análise qualitativa, mas com os riscos priorizados de acordo com o apetite do risco definido.

Tabela 4 – Análise Qualitativa – Riscos priorizados de acordo com o Apetite ao Risco

Análise Quantitativa dos Riscos

A próxima etapa será realizar a Análise Quantitativa dos Riscos priorizados.

Tabela 5 – Análise Quantitativa dos Riscos

Há ferramentas no mercado que fazem a Análises Quantitativas não só de projetos mas de qualquer ambiente de incerteza onde se utiliza a Simulação de Monte Carlo. No menu Treinamento online é possível verificar o conteúdo do treinamento e também é possível verificar a possibilidade de fazer treinamentos presenciais.

Plano de Resposta aos Riscos

Finalizado a Análise Quantitativa, é hora de planejar as respostas aos riscos, definindo inclusive suas estratégias e os donos dos riscos que serão responsáveis pela monitoração do risco e colocar as ações em prática, caso seja necessário.

Tabela 6 – Plano de Resposta aos Riscos

Resultados da Análise de Riscos

Após a elaboração do Plano de Resposta aos riscos, poderá ser necessária a alteração do Plano do Projeto, onde neste exemplo seria a Estrutura Analítica do Projeto.

Como houve a necessidade de algumas contratações e alteração das bebidas, se faz necessária a mudança na EAP.

Notem que os pacotes de trabalhos na cor verde foram adicionados ao escopo, como a contração de um churrasqueiro e aluguel de tendas, com a finalização da análise de risco.

Já o pacote na cor azul claro, foi editado, antes tinham cerveja com teor alcoólico e agora a cerveja não tem álcool, também como o resultado da análise de risco.

Figura 3 – Estrutura Analítica do Projeto após a Análise de Risco

O churrasco tinha um orçamento inicial no valor de R$ 1.750,00. Após a Análise de Risco, os valores podem mudar, com a inclusão de novos pacotes de trabalho (Churrasqueiro e Tendas) ou a exclusão ou alteração de pacote de trabalho (Cervejas alcoólicas por cervejas sem álcool – Brahma Zero). Com isso, temos a seguinte análise de custo:

Tabela 7 – Custos após Análise de Risco

O exemplo de um churrasco é uma forma simples para que todas as pessoas independente de que área atue possa compreender como é feita a Gestão de Riscos. A lógica apresentada neste artigo pode ser aplicado em qualquer segmento ou atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *