Os MBA´s de Gerenciamento de Projeto

Os curso de Pós Graduação e MBA´s em Gerenciamento de Projetos, em sua maioria esmagadora, no Brasil, ensinam seus alunos apenas a abordagem do PMI (Project Management Institute) onde se baseia no PMBOK Guide (Project Management Body of Knowledge).

Um outro método de Gerenciamento de Projetos que os cursos deixam de citar é o Prince2 (Project In a Controlled Environment) é o método mais utilizado no mundo, e que também tem o maior número de profissionais certificados no mundo.

O PMBOK e Prince2 não são concorrentes e sim complementares. Enquanto que o PMBOK é forte na parte de ferramentas e técnicas, o Prince2 é forte na parte de governança, baseado em seus princípios, temas, processos e adequação do ambiente do projeto. Fazendo uma analogia de um projeto de um bolo, enquanto que o PMBOK irá te fornecer a receita, o Prince2 te dirá como fazer o bolo.

A utilização do Prince2 ainda é muito tímida no Brasil, talvez essa seja a razão que justifique que os cursos de Gerenciamento de Projetos não deem tanta importância ao Prince2. Mas este método está em crescimento, e já há algumas empresas que adotam o Prince2.

Talvez fosse o momento dos cursos de Pós Graduação e MBA em Gerenciamento de Projetos darem mais importância e incluírem na sua grade de disciplinas o Prince2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *