O que a Aviação pode ensinar aos Gestores de Projetos?

O Brasil e o mundo estão chocados com o desastre aéreo ocorrido com o avião que transportava a equipe da Chapecoense para a Colômbia, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul Americana.

Muitas pessoas possuem medo e até fobia de andar de avião, mas o avião é o meio de transporte mais seguro que existe. Há uma probabilidade maior de uma pessoa se acidentar ao andar de carro ou ônibus que uma avião, a questão é que quando há um acidente de avião normalmente não há sobreviventes, e ao existir, pode ser considerado um milagre.

Mas por que o avião é o meio de transporte mais seguro? A aviação comercial tem rigorosas normas de segurança que são seguidas à risca. Basta fazer o levantamento das estatísticas de acidentes de avião ao redor do mundo para chegar a está conclusão.

O acidente do avião que transportava a equipe da Chapecoense poderia ser evitado se não houvesse negligencia e se o plano de voo fosse seguido.

Figura 1 – Força Chape

Considerando que as normas internacionais especificam que a aeronave deve conter combustível necessário para fazer o trajeto de origem ao destino acrescido de combustível para deslocamento a um aeroporto alternativo e ainda mais 30 minutos de voo, a aeronave nunca poderia ser utilizada, ou pelo menos fazer o voo direto entre a orgiem e o destino.

ANALOGIA AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Um projeto com o seu plano deve ser seguido. Ao ignorar um plano podem ocorrer “tragédias” como orçamento e prazos estourados, qualidade abaixo do esperado e partes interessadas insatisfeitas.

Nunca considere que irá realizar uma atividade ou uma fase ou estágio de um projeto, por exemplo em 30 dias ou que irá gastar R$ 20.000,00 sem analisar os riscos, caso contrário o “ combustível” do seu projeto poderá acabar e a “aeronave do projeto” poderá “cair” deixando todas as partes interessadas do projeto insatisfeitas.

O “Comandante da Aeronave” é o Gerente do Projeto e como tal, deverá responder pelas decisões tomadas e planos ignorados.

A Aviação Comercial por envolver centenas de vidas em cada uma de aeronaves possuem normas e planos que devem ser seguidos rigorosamente, não só por aqueles que conduzem a aeronave, mas por todas as partes interessadas, como Aeronáutica, Tripulação, empresas fornecedoras de abastecimento de aeronaves, etc.

Os acidentes aéreos servem APENAS para se investigar o que ocorreu de errado e evitar que tais ações sejam repetidas pelas cias aéreas comerciais e que outras vidas sejam perdidas. Já no mundo do GERENCIAMENTO DE PROJETOS, seria fazer a coleta das Lições Aprendidas, que deve ser feito ao longo do projeto e não apenas no final, já que muitas coisas podem ser esquecidas.

A Aviação deve seguir de exemplo para os Gerentes de Projetos e equipes na elaboração e cumprimento dos planos a serem seguidos, e analisar os riscos.

A Aviação já inspirou a área médica no planejamento e gestão de riscos, como mostra o vídeo abaixo:

Aproveitando este artigo, o Blog gostaria de manifestar sua tristeza e deseja que Deus conforte o corações dos familiares dos jogadores e funcionários da Chapecoense e também as pessoas da imprensa que estavam a bordo da aeronave acidentada. Que Deus conforte o coração de todos vocês.

Fiquem todos com Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *