Gestão de Projetos – Carnaval Carioca

O Carnaval Carioca é conhecido como o maior espetáculo da terra, muitas pessoas contam os dias durante o ano para chegar o carnaval. Mas para que as Escolas de Samba façam uma boa apresentação, é necessário um bom planejamento, e isso requer tempo. Enquanto as pessoas comuns, que não estão diretamente envolvidas com o Carnaval no mês de abril estão comendo ovos de páscoa e se quer passam pela sua cabeça o carnaval, outras já estão trabalhando duro no seu planejamento, para que no mês de fevereiro do próximo ano saia tudo perfeito.

Cada ala de uma Escola de Samba pode ser considerada uma fase ou um estágio desse projeto, onde há recursos humanos e materiais a serem contratados e adquiridos, e um cronograma a ser planejado, riscos serem identificados e mitigados e eliminados, a comunicação precisa ser perfeita.

E como esse projeto trata-se de um evento, não pode haver atrasos que impacte a data do dia do desfile. Ninguém irá mudar a data do desfile por ter atraso, a data é fixa e é considerada uma restrição. Tudo terá que ocorrer antes da data do desfile, e a sua maior entrega é o desfile em si. 

Até mesmo as tradicionais feijoadas que ocorrem para captar verba para o projeto precisa ser planejada. E também o deslocamento dos carros alegóricos para a Marques de Sapucaí, envolvendo partes interessadas como prefeitura e autoridades de trânsito. 

Para que a bateria chegue afinada no dia do desfile, muitos ensaios precisam ser feitos, e isso precisa estar no planejamento. 

A Gestão de Risco é uma etapa do planejamento que não pode ser esquecida. Relembre o caso do incêndio de 2011 na Cidade do Samba, onde 3 barracões de escolas de Samba (Grande Rio, Portela e União da Ilha) foram incendiados faltando apenas 1 mês para o Carnaval. 

Tudo precisa ser pensado e planejado para que não ocorram problemas. 

Uma boa estratégia é registrar as Lições Aprendidas após o término de cada carnaval para que erros cometidos não sejam cometidos novamente no próximo ano, e que esse repositório seja consultado.

A definição do tema que a Escola de Samba irá homenagear será um marco importante no projeto e deve ser definido o quanto antes, pois tudo será elaborado a partir do tema. 

O Escopo precisará ser bem definido com base nos seus requisitos, um cronograma realista considerando as suas restrições e recursos humanos, materiais e financeiros, mas respeitando a maior restrição de todas, a data do dia do desfile. Mas sem um boa comunicação e engajamento das principais partes interessadas, poderá colocar tudo a perder, e um Gerente de Projetos precisa estar a frente de tudo isso, com autonomia e patrocínio da alta administração, que pode ser considerado o presidente da Escola de Samba e o Carnavalesco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *